top of page

ABORDAGEM

A psicoterapia em abordagem psicanalítica busca compreender os processos inconscientes que influenciam o comportamento e as emoções do indivíduo.

 

Através do diálogo e da análise dos pensamentos, sentimentos e experiências do paciente, o terapeuta ajuda a trazer à consciência questões reprimidas ou não resolvidas, promovendo o autoconhecimento e a transformação pessoal através da quebra de repetições e desenvolvimento de recursos mais saudáveis de enfrentamento.

Ansiedade, estresse, depressão, insônia, distúrbio alimentar são alguns dos sintomas mais frequentes nos consultórios.

A psicoterapia é muitas vezes procurada como último recurso para aquele que busca melhor qualidade de vida...

 

...alguns fatores contribuem para o estigma social em relação ao acompanhamento / tratamento de saúde mental como falta de conscientização sobre os benefícios da psicoterapia, medo do julgamento dos outros e a crença de que problemas emocionais ou mentais devem ser resolvidos por conta própria.

 

Sendo assim, ao contrário do que se acredita, aquele que chega ao consultório não o faz com intuito de buscar auto conhecimento, mas porque está em grande sofrimento.

METODOLOGIA

Considerando atravessamentos pessoais, econômicos, raciais, de gênero e sexualidade e suas influencias profundas na vida psíquica dos indivíduos...

 

...psicoterapia busca identificar como esses e outros aspectos moldam as identidades e relações humanas, assim como o desenvolvimento de sintomas pessoais, como é o caso da depressão e a ansiedade....

 

....como recursos para lidar com nossas frustrações e angústias atuais e a relação com sintomas sociais como machismo, desigualdade social, racismo estrutural, homofobia e outros.

Entre os benefícios da psicoterapia psicanalítica podemos citar:

  • Identificação e quebra de padrões de comportamento através da exploração do inconsciente e dos processos internos.

  • Identificação da origem e alívio de sintomas de adoecimento através da compreensão e resolução de conflitos emocionais e traumas reprimidos.

  • Assumir o protagonismo da própria vida e assumir responsabilidade sobre como você se relaciona com o mundo a sua volta. Aumento da autoconsciência e autoconhecimento.

  • Desenvolvimento de um senso crítico e habilidades de autorreflexão e auto compreensão.

  • Autonomia e melhora na resolução de problemas e tomada de decisões.

  • Desenvolvimento de recursos de enfrentamento, fortalecimento do funcionamento psíquico e maior estabilidade emocional e mental.

  • Elaboração e enfrentamento do processo de luto.

  • Promoção do crescimento pessoal e do desenvolvimento saudável.

  • Melhora nos relacionamentos interpessoais e na qualidade de vida geral.

Especializações e Habilidades

Psicoterapia Individual e em Grupo

Psicanálise Clínica

Acolhimento Terapêutico

Escuta Sensível e Empática

Línguas

Português

Inglês

Espanhol

bottom of page